quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Engano

Andava pela rua quando de repente ele aborda-me:
-És quem eu penso que és?
-Quem pensas que sou?
-És tu! És tu! Reconheço a voz.
-Abraça-me, abraça-me logo!
-Saudade...muita saudade!
Quase não entendo nada...mas lá está aquele homem a me abraçar:
-Fala da sua vida, o que faz de bom...fala...fala...preciso e quero saber de tudo.
-Sofri demais quando me abandonastes. Mas, tinha, tinha certeza de que nos encontraríamos de novo. E cá estamos. Frente a frente.
-Abandonaste-me por quê?
-Por quê? Nunca...nunca entendi.
-Foi outro?
Continuei ali sem entender nada. Mas, aquele homem não me deixava ir.
De repente...alguém...grita:
-Vem...vem Carlos olha o ônibus. Ele abraça-me forte: - Adeus Josi!
Claro...claro que eu não entenderia mesmo. A protagonista dessa história foi a tal da Josi.
Apenas um engano. Ufa!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Paciência - Lenine

"Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
A vida não pára!
Enquanto o tempo acelera e pede pressa
Eu me recuso faço hora vou na valsa
A vida é tão rara!
Enquanto todo mundo espera a cura pro mal
E a loucura finge que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência
O mundo vai girando cada vez mais veloz
A gente espera do mundo e o mundo espera de nós
Um pouco mais de paciência!
Será que é tempo que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara!
Tão rara!
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Mesmo quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei...
A vida não pára!
A vida não pára!
Será que é tempo que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara...
Tão rara!
Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma
Até quando o corpo pede um pouco mais de alma
Eu sei...
A vida não pára!
A vida não pára!"

VAIDADE



Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo o mundo!
E que deleita Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a Terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho...E não sou nada!...

FLORBELA ESPANCA

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Hoje...

Hoje eu não estou bem!
Fui à padaria tomar café tinham pessoas ao meu redor, sorri. Misto de sorriso triste, não definitivamente, eles não perceberam, eles, eles não me conhecem. Um bom dia e um sorriso já denota que está tudo, tudo muitíssimo bem.
Cheguei ao trabalho e um bom dia e um sorriso, o mesmo, o mesmo sorriso triste bastou! Bastou para que entendessem que eu estou bem!
Mas...hoje!
Hoje eu não estou bem!
Os olhos lacrimejando e o coração apertado fizeram-me entender que:
Quê...
Quê...
Hoje eu não estou bem!
Por quê?
Não sei...não sei!

sábado, 22 de novembro de 2008

É tarde demais!

Chamaram-me para fazer um trabalho. Topei!
Chamaram-me para fazer um trabalho, gratuito, sem receber honorários. Questionei!
Escalaram-me para ser voluntário, mas, a causa beneficiava uma única pessoa. Essa a qual eu trabalharia de graça. Não concordei!
Cobrei o meu preço. Não quiseram pagar. Demiti-me !
Voltaram atrás e quiseram pagar o dobro, o triplo, o quádruplo. Mas, agora é tarde!

Eu/você...Você/Eu

Você e eu...eu e você...talvez isso fosse nós. Pela lógica da junção matemática um mais um é igual a dois, portanto eu mais você é igual a nós. O fato é que ao passar dos anos eu percebo que eu e você, você e eu somos apenas isso: você e eu! Cada um com sua neura, seu ego, sua fúria, seus problemas. Um casal é isso: dois! Diz o ditado que um casal torna-se apenas um...ainda não vi esse equilíbrio em nenhum lugar, um casal é sim dois! Dois problemas diferentes, duas neuras em processo de urgente psicanálise, dois "egos" competindo para ver quem alcança o melhor patamar, duas fúrias que estão por um fio da tolerância. O pior é que o fio arrebenta sempre!
Anos passam e você está ali encarando aquele ser. Incansavelmente tentando viver bem. Comportando-se como um casal, cedendo aqui, tentando ali, perdoando lá, amando cá e em meio a tanto gerúndio, omitindo que um casal são dois seres diferentes e que existe uma constante adaptação para conviver. Lembra da neura? quando chega ao estágio de se perceber que o casal são dois e que na árdua adaptação não houve não a renúncia do outro...eu não vi ainda um casal que renuncie a si mesmo para ser o outro / a vida doutro/ o gosto doutro/ o sonho doutro/ e daí? E daí que dessa forma nota-se que um casal é sim...cada um por si! Existem momentos de projeto incomum...sonho incomum...vida incomum. Também é bom lembrar que no quesito casal, prioriza-se vida a dois. Quem casa, ou assume de outras formas, convencionais ou não, a tal da união...prioriza a vida a dois. Isso também é assunto para psicanálise. Orra! você percebe que são dois seres brigando, competindo e usando os tais gerúndios já citados e nesse caso "vai estar dando certo", vai continuar sendo bom e vamos estar fazendo as pazes e vamos tentando ser feliz", nada...nada contra o gerúndio, mas, ele não é bem aceito porque não delimita um prazo. O bom mesmo de um casal é tentar livrar-se também do gerúndio, até porque sem a delimitação, não se chega nunca ao resultado. Porém, nessa espera ímpar já faz dez, quinze, vinte ou sei lá. Quantos, quantos anos tentando ser feliz? Eu disse que essa insistência de viver junto e querer a coisa perfeita é caso de psicanálise. Pois, estipula-se um prazo de um, dois, talvez seis meses ou um ano. Tempo suficiente para ver se o casal...é um casal...age como um casal e se porventura não for. Adeus! não dizem que a fila anda...deixemos a fila andar. Mas, por favor...para o próximo candidato que fique bem claro: "Nada de gerúndio" a coisa tem de andar em 1ª pessoa...Sou feliz! É bom! É perfeito. Assim deve ser...enquanto não temos coragem de deixar a fila andar e insistimos naquela tese matemática de que eu e você...somos nós! Ficamos a beira do anular, do disfarçar, do desejar, do sonhar...e isso...gera muitas frustrações.
Veja bem, quando dois seres insistem em ficar juntos sem ao certo perceber por qual objetivo essa união ainda é válida...essas frustrações aparecem como comparações, ou seja, no diálogo há sempre um monólogo. Um ama a retórica, o outro, prefere o silenciar e quando o monólogo não causa réplica, nem tréplica...alguém prejudicar-se-à. Aquilo que seria um bom diálogo e um motivo para crescer...torna-se...uma tolinha briga...na qual o que fala...por não se sentir respeitado...fala demais...o outro que cala...por se sentir "ofendido, magoado"...chora talvez!
O clima que poderia ser de uma bela e proveitosa conversa...transforma-se agora...num clima mesquinho dum misto de filme "trasch" com velório e esse...esse é mais um episódio da tal "discutir a relação", ou, do insistir em "ficar junto". Basta, eu e você...somos apenas eu e você..."tentando de novo no "bendito gerúndio", tentando ou estar tentando tomar coragem para desfazer esse conflituosa junção de eu/você / você/eu. Desfazer seria bom! Pois, quem é amante da retórica, não consegue comover-se com lágrimas, pois...lágrimas expressam...mas, lágrimas não falam!
Rompem-se os portões, rompem-se os cadeados...há um caminho livre...há liberdade e ainda assim o casal está preso...bem preso...iludindo-se com a possibilidade de que ainda poderão ser nós!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Novembro...

Novembro...Doce Novembro.
Como no filme! exatamente como no filme.
Novembro...Doce Novembro!
Novembro já está no final...lembremos então de kid abelha: "Maio já está no final, o que somos nós afinal...se já não nos vemos mais?
Mas deve ficar assim: "Novembro... já está no final, o que somos nós afinal...se já não nos vemos mais?
Depois de novembro...vem dezembro...e toda aquela parafernália natalina...melhor ficarmos com:
Novembro...Doce Novembro!

ontem

Ontem já passou!
Ontem...passado!
Esquisito como o ontem já passou e eu recordo-me dele como se ainda fosse hoje.
Existe um ontem que aconteceu sei lá, talvez há uns 20 anos atrás. Mas, continua vivo e presente em minha memória...é como se fosse hoje!
O ontem que não cansa de insistir...são as lembranças! Bom...boníssimo lembrar e relembrar aquelas boas coisas!
Aquele namorico gostoso da adolescência...a reação de ter ganhado o primeiro soutien...a sensação de ter dirigido pela primeira vez. Bom, bom lembrar. Lembrar detalhes que fazem bem. Porém, essa tal de lembrança...gruda na memória e inconvenientemente não vai embora. Poxa...eu não quero lembrar toda hora...de alguns desafetos a que presenciei ha tanto tempo atrás...eu não quero lembrar da culpa de algo que fiz...além, ou fiz de menos... Não quero lembrar da morte que veio e levou e me fez sofrer.
Como diz Biquíni Cavadão: " Tudo que morre... fica vivo na lembrança...Como é difícil viver carregando um cemitério na cabeça, mas, antes que eu me esqueça, antes que eu me esqueça, antes que tudo se acabe...eu preciso dizer a verdade...é impossível...é impossível esquecer você".
Caramba...realmente é impossível esquecer algumas coisas...que se refletirmos sobre o tempo que já aconteceu. Deveria estar morta e enterrada...mas, tem coisas que insistem em viver e se perpetuar. Dessa forma, se alguns momentos insistem e insistem e insistem em ficar "infernizando" na memória, apenas dessa forma o Mal de Alzheimer deve ser bom. Só deve ser bom...quando deleta de vez as informações indesejadas...que insistem em ficar armazenadas na memória...sobrecarregando a "máquina cerebral" e afetando o processo do futuro promissor, uma vez que estamos de alguma forma...ligados a um passado em tese "pegajoso". Enfim...lembranças...lembranças...lembranças... e ainda como diz nosso "Biquíni Cavadão":
- "Tudo bem...quando termina bem e os seus olhos e os seus olhos não estão rasos d'água, mas, eu sei que no coração ficaram muitas palavras...um vocabulário inteiro de ilusão"...ooo..."é impossível...é impossível esquecer você...é impossível esquecer o que vivi...é impossível esquecer o que sentiiiiiiiiiiiiiiiii". Nanananananananananana...ehe!

Deus e eu!

Sinto Deus ativamente em minha vida.
Deus em tudo!
Deus em mim!
Deus e eu!
Somos...somos realmente amigos e nos amamos. Quanto nos amamos!
A certeza dessa amizade e desse amor...é alimentada pela minha fé.
Tenho fé, fé em Deus...fé na vida!
Deus e eu!
É assim...Deus e eu! eu e Deus!
Deus no meu sorriso...Deus na minha saúde...Deus no meu olhar...Deus nos meus detalhes...Deus na minha história...Deus no meu suspiro!
Enquanto suspirar...sei...Deus...Deus está comigo!
Amigo verdadeiro...fiel...companheiro...
Deus está em meu coração e conversamos sobre tudo. Ele conhece meus defeitos, minhas falhas, minhas qualidades.
Deus e eu!
Deus em mim!
É assim!
Perfeito assim!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Sinto dores no pescoço.
Há um mal estar no suporte da minha cabeça.
O pescoço está cansado. Estou eu com torcicolo?
Não sei, não!
Acredito, apenas, que estou com uma dor terrível no pescoço.
Tento olhar para a esquerda ou para a direita. Mas, apenas enchergo a linha reta. Olhar para os lados nem pensar!!!
Sinto dores no pescoço. Como dói. O suporte da minha cabeça está cansado.
Será que estou com aquele torcicolo?
Mas, torcicolo! essa palavra não lembra algum problema do colo, de torcida? As palavras são realmente enganadoras. Torcicolo não tem nada a ver nem com colo e muito menos com torcida...tem a ver sim com esse meu problema no pescoço e que talvez poderia chamar-se "percicolo" ou "pescocolo", mas, enquanto as palavras vão me enganando eu apenas posso dizer que o suporte da minha cabeça dói e que meu pescoço está imobilizado e que eu estou com percicolo...rsrsrsrs
Afinal, de contas...não podemos mudar e criar novas palavras?
Podemos sim! eu vou mudar... mudarei...eu posso!
Estou com percicolo...uma dorzinha chata no suporte da cabeça...É terrível imaginar que eu devo olhar apenas para a frente...não posso olhar para as laterais. Minha cabeça dói e pesa. Nossa, esse percicolo acabou com a minha tarde!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

eu e você...

Eu/você...você/eu...

Eu tive um sonho!

" Eu tive um sonho vou lhe contar: eu me atirava do oitavo andar e era preciso fechar os olhos, para não morrer e não me machucar" - kid abelha

Por Marinês:

Eu tive um sonho vou lhe contar:
Era mais ou menos assim: aquele moço da novela das oito, o galã mais lindo que você puder imaginar, imagine! Mas no meu sonho o galã era o tal do Gianechini na época em que ele se separou da Marília Gabriela e ao passar em frente a uma banca de jornais vi na capa daquelas revistinhas de fofocas que custam R$ 1,99 e que você por incrível que pareça se arrepende porque não tem nada de bom lá. Por isso é que eu passo em frente a banca e leio apenas a capa, dessa forma não gasto nenhum centavo e já sei o conteúdo todo da revista. Mas, como ia dizendo a notícia da capa era da separação do casal, isso deve ter ido para o meu inconsciente e naquela linda noite eu sonhei e já faz um tempo, mas esse sonho está muito presente em minha memória, parece até que eu sonhei ontem.
A cena era a seguinte: Eu a lavar roupa na minha humilde casinha...isso mesmo...eu a lavar roupa, descabelada, desarrumada e infeliz. Pois, quem pode ser feliz, lavando um montão de roupas sujas e fétidas?
Mas...a minha alegria veio como num sonho de conto de fadas (quando vi lá estava o Gianechini no meu portão) e acredite, acredite sim que não é mentira.
Ele estava lá a dizer-me que eu era linda...sim linda...descabelada e com uma roupa desajeitada e sem maquiagem e com as mãos cheirando cândida e ele me abraçava e me beijava e éramos...éramos tão felizes ao ponto de eu entrar na minha humilde casinha e fazer todas as minhas malas ( acho que não tinha tantas malas..rsrsrs), então ao ponto de fazer minha mala e deixar um bilhetinho para o meu humildezinho maridinho que dizia mais ou menos assim: "Adeus saio da sua vida para ser feliz com o Gianechini, o Gianechini isso mesmo, acredite aquele da novela das oito...ele se declarou...disse que terminou com a Marília Gabriela por minha causa... é isso Adeus...obrigada por tudo, por tudo mesmo...Desculpe por tudo inclusive por você ter de terminar a lavagem da sua roupa".
Fui então feliz com aquele Deus Grego naquele carro maravilhoso e chegamos naquele apartamento lindíssimo "acredito eu que seja no Leblon" e a hora que eu cheguei no portão do condomínio maravilhoso...eu ...acredite se quiser!!!
Acordei....e acordei...naquela humilde casinha e com aquele humilde marido ao meu lado e com um tanque nada humilde, por sinal um tanque que ostentava muita, mas muita roupa suja.
E o Gianechini? quer saber como foi a nossa vida a dois? aaaaaaaa com certeza foi muita boa, foi ótima, um sonho!!!

Prontamente pronta!

Estou pronta!
Pronta para ouvir você. Pode, pode dizer-me qualquer coisa. Diga-me, diga-me quais são os defeitos que em mim estão incomodando a ti.
Não...definitavamente...eu não vou chorar, eu não vou sofrer, magoar-me jamais.
Aproveite...diga tudo...tudinho e saiba que eu...estou sim...pronta, prontinha!
Mas...sem rodeios, sem constrangimento, sem neura. Diga, diga já.
Vi no seu rosto a expressão de "não muitos amigos", vi que esperava de mim...uma outra postura. Senti que ainda que latente, existe um enorme desejo de que eu venha a ser diferente e corresponder seus desejos. Quer eu sei, que quer. Quer que eu cale-me, quando na verdade, eu quero e estou disposta a berrar. Quer que eu entenda, quando na verdade, o que eu mais preciso é de não compreender e agir apenas com a razão. Quer que eu desculpe-me...claro, claro, eu não deveria jamais ter dito. Quer que eu justifique meu minuto de atraso, meu momento de neurose, meu ímpeto de fúria, meu extremo de carência. Quer que eu marque hora para abrir a boca...e saia ilesa das respostas tidas. Quer que eu me isole no mundo e esteja à margem daquela imagem que você sonhou para mim. Quer que eu seja outra, mas...pense bem! Eu sou várias...sou muitas, por quê? pelo simples fato de às vezes ter sim que interpretar uma personagem calma e fina, quando na verdade...a realidade pedia-me uma enfurecida "barraqueira". Tenho que incorporar aquela bela e sempre feliz...sorrir...sorrir e sorrir...seja no trabalho, na rua, na chuva...ou sei lá "numa casinha de sapê", mas, o que mais me intriga é que não me dão a opção do choro, tiram-me o direito as lágrimas. Lágrimas não são bem vindas nunca! Que pena, que pena...saiba que as vezes o que eu quero e preciso é apenas chorar...chorar no trabalho, na rua, na chuva...ou sei lá "numa casinha de sapê", mas quero chorar. Colocar para fora, tudo o que naquele momento aperta lá dentro. Pode ser que esse aperto tenha sido causado por você, ou mesmo por mim...não importa! o que eu quero realmente é chorar...seja por um grande acontecimento...seja por nada! Mas se me querem rindo, sempre, sempre, sempre. Saiba, isso cansa...cansa muito...demais! então por gentileza de me um minuto de choro, pois, nesse caso, eu tenho uma justificativa. Choro de cansaço...cansaço de ter que ser linda sempre, quando na verdade eu gostaria de ir trabalhar de chinelo "havaianas", choro de cansaço pelo fato de ter que ser eficiente o dia todo, quando na verdade eu só queria mísera meia hora para ficar à toa na internet, ou, falar com o colega de trabalho sobre qualquer, qualquer coisa fútil que fosse. Choro de cansaço...porque eu não escolhi ser mulher, mas nasci assim e agora, agora...eu tenho que trabalhar, cuidar da casa, do marido, dos problemas familiares, estar preparada para a disputa no mercado....atualizada para o mundo contemporâneo...e me sentir totalmente analfabeta quando apresentam-me o "mp9 e eu estava pensando que ainda existia o walkman", por favor, por esse motivo eu preciso chorar...porque o walkman foi descartado e nesse novo mundo tudo é descartado rapidamente...dessa forma eu sinto que o meu choro está sendo descartado, porque se eu choro no momento impróprio e alguém vem logo me consolando e a frase é sempre a mesma "não chore, vai dar tudo certo" e etc e tal. Choro, choro sim...porque tenho infinitas lágrimas... há um oceano dentro de mim...e ele tem o direito de desaguar...Não vou extinguir meu choro, nem descartá-lo como o walkmam.Mas voltando ao assunto: Estou pronta!
Pronta para ouvir você. Pode, pode dizer-me qualquer coisa. Diga-me, diga-me quais são os defeitos que em mim estão incomodando a ti.
Não...definitavamente...eu não vou chorar, eu não vou sofrer, magoar-me jamais.
Aproveite...diga tudo...tudinho e saiba que eu...estou sim...pronta, prontinha!
Mas...sem rodeios, sem constrangimento, sem neura. Diga, diga já.
Afinal de contas...sou uma grande mulher...sei interpretar tantas personagens...e agora sei. Estou pronta!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Escrita de autoria da aluna Vanessa 2º A - Escola Luiz Gonzaga de Camargo Fleury

O amor é poesia feita,
Com sabor de beijo roubado
Ao amor não se rejeita
É um punhal no peito cravado

Duro que sejas o sol
Do meu amanhecer
Também a lua da minha noite
Até o dia em que eu morrer

Dentro de mim há um mundo
Um mundo que você não conhece
Uma vontade de ficarmos juntos
Ah, se você soubesse

A vida é coisa rara que se tem
Ponto de partida sem resposta
Com experiências que fazem bem
Alimentam a alma e você até gosta

Eu só quero que você saiba
Que nem tudo é tão você
Eu já conheço a tua lábia
E já sei me defender

Eu só quero ficar sozinha
Ter um tempo que seja meu
Eu cuido-me a vida é minha
Não quero a sua ajuda, valeu!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

As coisas!

As coisas...nem sempre são bem planejadas!
O menino...o menino é belo, como é especial esse menino.
Aparentemente ...acredito que ele tenha mais ou menos um cinco anos de idade
Esperto como só...já sabe desenhar, escreve as primeiras frases e mesmo arranhando em algumas letras é capaz de ler um livro todo.
Parece autodidata, incrível...pelo fato de seus pais serem analfabetos.
O menino tem talento...o menino é inteligente mesmo.
Tem tudo para vencer...não fosse a infelicidade de ter nascido num barraco da favela. Lá não tem luz elétrica, não tem comida boa, não tem infra-estrutura, não tem luxo, lá tem probreza e tem miséria. Mas, paradoxalmente, em meio a essa pobreza existe uma riqueza imensa que é esse menino que sabe ler, escrever e tem pais analfabetos. Sabe desenhar coisas belissimas, sendo que sua experiência de vida retrata fatos obscuros. Infelizmente esse menino vive num país preconceituoso e terá que ir além de todas essas dificuldades para mostrar que é um gênio e não como estão rotulando que ele é apenas mais um "favelado".
Gosto do gosto do gostar.
Gostar de alguém, gostar de algum, gostar de quem.
Gosto do gosto gostoso que é gostar bem.
Gostar além de alguém...que gosta
E faz bem...
Faz bem gostar!
Gostar de alguém, gostar de algum, gostar de quem.
Gosto do gosto gostoso, do gostoso gosto...do gosto do gosto. Do gosto pelo gosto
Como é gostoso o gosto do gostar
Quando gosto...o gosto...o gosto
O gosto do Mar
O gosto do Luar
O gosto do Cantar
O gosto do Amar
O gosto do gostar
O gosto do gosto
Do maravilhoso paladar
Apresenta-se doce como o mel...salgado e cruel
O gosto, gostoso do gostar
Gostar de alguém, gostar de algum, gostar de quem.
Gosto do gosto! hummm como gosto!