quinta-feira, 27 de janeiro de 2011




Era uma casa com dois moradores. “Casa muito engraçada e tinha teto e tinha escada”. Apenas um morador era conhecido e esse outrora havia passado informações do tal desconhecido. Informações básicas , básicas, mesmo! Visto que jamais falariam da vida alheia. Tinham em mãos um precedente importante: o nome!

Eram três na sala!

O quarto elemento, o tal desconhecido chegaria do trabalho em breve. Muito em breve! O fato é que ao adentrar a sala de sua própria casa. Encontrara ali três indivíduos, o morador e duas “desconhecidas”. Todos a bebericar umas cervejas um pouco de vinho e até smirnoff ice.

-Olá Paulo...estávamos à sua espera. Afinal formam-se dois casais apenas quando o numero é par e nesse caso quatro. Eu para você. Ela para o outro . Paulo desprovido de qualquer resposta deve ter no mínimo estranhado o comentário “tão infeliz” vindo de tal pessoa desconhecida querendo ser “tão simpática”. No entanto, papos sem nexos e desconexos são sim, ótimas colocações, impróprias e inoportunas em detrimento de boas gargalhadas. Mulheres contemporâneas são divertidas, falantes e querem gargalhar a qualquer custo. Também estavam ali dois homens modernos , um deles bastante preocupado com o resultado do futebol. Paulo assim como as mulheres também não tinha tanta afinidade com esse esporte e distante das telas já se tornara próximo a elas meio que por imposição . Ali naquela sala os três divagavam, filosofavam e discorriam sobre todo e qualquer assunto. O repertório variadíssimo : fatos reais, fictícios, cultura, esporte, lazer, trabalho, games, filmes. Havia o quarto elemento que tentava assistir ao jogo. O fato é que esse as convidou para assistir o seu “Timão” e com o convite veio a proposta: iriam à casa dele para assistir futebol e falariam pouco .Convidar mulheres que não entendem nada de dois times rivais em campo e ainda por cima pedir que fiquem quietinhas . “Peraí” proposta um tanto quanto indecente. Mulheres falam e falam muitoo! As contemporâneas então falam ainda mais! Talvez não exista um segundo convite. Talvez o desconhecido já possa se considerar amigo. Talvez a cerveja, o vinho e a smirnoff tenham feito efeito rápidos demais. O jogo acabou em zero a zero, assunto discordado por uma das desentendidas de futebol. Essa defende a tese de que jogo mesmo deveria seguir adiante até que algum dos times ganhasse. Mas, nesse caso foi mais interessante contentar-se com esse placar. Afinal, a casa era de um corinthiano roxo, fiel torcedor e feliz pôde se dar ao luxo de dizer: ninguém perdeu. Houve empate! Estavam realmente empatados. Eram quatro.

Quatro a falar muito, rir muito e falar sobre tudo para não chegar à conclusão alguma.

Eis que a regra do jogo é mudada sem aviso prévio:

Bate-se à porta:

Chega um novo jogador. As mulheres não sabiam nada sobre ele , nem sequer o nome, que como citado anteriormente já passa a ser um precedente importante. O nome da pessoa é quase a biografia completa.

De repente, o quinto elemento estava também ali na sala. Entrou rapidamente na prosa. Foram todos prosadores dos bons. Continuaram a beber, falar, falar, beber. 24h toca o telefone de uma delas. É hora de partir, porém, mulheres contemporâneas não são fieis a horários e resolvem pegar as bolsas e despedir-se quase meia hora depois 24h30. Atraso tolerável. Desceram as escadas um pouco titubeantes, aceleraram o carro demais de confiantes . Entenderam enfim: que num jogo com 5 elementos não existe zero a zero. Sempre há de se ganhar.

Todos ganharam muito! A quarta-feira não fora apenas uma suposta quarta corinthiana, fora sim: à quarta dos novos “Manos”.

Como todo jogo que se preze tem os tais cartões de punição. Ao final ficaram algumas advertências:

Nunca se deve convidar mulheres falantes se a intenção for apenas desfrutar de um bom futebol na íntegra.

Nunca se deve colocar um quinto elemento sem aviso prévio. Afinal, mulheres contemporâneas gostam sempre de saber de tudo com antecedência nem que seja para terem alusões e ilusões de que determinam as regras e mandam na partida.

E por fim, nunca se deve dizer que duas mulheres modernas estavam à solta em plena quarta-feira numa “casa engraçada que tinha teto e tinha escada” com três homens contemporâneos. Visto que isso pode gerar intriga na oposição e até quem sabe briga de torcida organizada!!!


Nenhum comentário: