quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Divagações


Assistindo a uma entrevista na tv cultura, intriguei-me com a pergunta de um jornalista aos gêmeos grafiteiros. O que é o grafitte enquanto arte em suas vidas? Um deles respondeu rapidamente:
- A salvação. O grafitte foi nossa salvação tirou-nos das ruas,(intriguei-me com a resposta ).
Trabalhando numa oficina cultural ja deparei-me com muitos artistas e cada qual têm uma resposta acerca dessa pergunta, já ouvi sim:
- Que a arte salva.
-A arte cura.
-A arte dá prazer.
-A arte é simples, é puro entretenimento.
-A arte é complexa, para poucos, não é entendivel é para chocar.
-A arte é efêmera...
-A arte é perpétua...
Cada um que me apresenta uma definição de arte, faz me entender que a arte não tem uma resposta pronta, nem um conceito pronto, nem dimensão.
Tenho andado meio relapsa em relação as minhas escritas. É tanto tempo usado em trabalho que me falta tempo para criação.
Estive ausente da escrita, mas minhas ideias iam e vinham.Toda noite quando estou na cama pronta para dormir, penso: "hoje eu não tive uma grande ideia"...paradoxalmente ao acordar penso: "hoje é um dia para se ter uma grande ideia". Escrever deve ser isso mesmo...deve ser uma angustia constante em querer produzir e não produzir nada, ou pensar não produzir nada e estar logo inventando algo.
Ando bem sensivel e acho que se tivesse tempo para sentar , escrever , rascunhar e apagar e tentar de novo teria uma bela obra literaria pronta. Eu sinto que ela está pronta aqui, mas,insiste em não sair.
Assistindo esses dias a uma reportagem sobre medicina paliativa. Chorei!
Chorei, pois, sentia. Sentia o sofrimento daqueles que estavam em estado terminal. Uma senhora muito carinhosa beijava a medica com tamanha demonstração de gratidão. Um senhor disse que foi deveras bravo enquanto jovem e saudavel,mas, a linda frase dele fez mais uma lagrima cair dos meus olhos... ele disse que doente e velho é que ele aprendeu a dar valor a vida, a ser melhor.
Como estou muito sensivel ... desliguei a televisão e ao fechar a porta disse:
- É porta realmente é assim: basta estar viva para morrer, basta estar saudável para adoecer, basta ser velho para dar valor a juventude,basta estar em paz para se apresentar a guerra... basta um ...um...piscar de olhos e tudo muda de lugar. O que era riso pode virar choro...o que era belo pode tornar-se feio...o que era importante passa a não ter importância alguma. Ando mesmo, sensivel!!!
Mas, voltando a subjetividade das respostas dos artistas sobre o que seja arte e traçando um paralelo com essas reportagens as quais assisti, pode ser, que todas aquelas respostas façam sentido...depende do contexto em que cada um se encontra com a arte. Se de repente alguém que estava "nas drogas e não via saida" e encontrou uma linguagem artistica a qual se identificou e com isso acha que se curou, se salvou...esse argumento tem de ser válido e as outras respostas também são válidas ...é preciso entender o contexto da pessoa e o encontro com a Arte.
Fui entrevistada e perguntaram-me o que era Arte...Arte para mim?
Titubeei... ao lembrar de tantas definições as quais tinham apresentado-me anteriormente...no entanto... essas definições não se definiam para mim.
Respondi: Arte...arte é a ficção da vida como alguns poetas já disseram...porque a vida é dura e fria...e deve ser ficcionada...
Arte é a face que me diz que eu não estou pronta...que há muito a aprender...arte é aquilo que me faz escrever, sem saber por quê e pra quê...sem saber se existe um motivo para isso...mas... arte é aquilo que eu vivencio na certeza de que posso me tornar melhor e aprender e produzir...mas, sem pretensões...se uma pessoa ler ótimo...mas, se por ventura eu tiver certeza que ninguém vai ler...ainda sim...continuo escrevendo nem que seja para eu mesma ler...isso é o mais interessante e instigante. É a arte em nós, nós na arte...sem saber exatamente...por quê...

4 comentários:

Rui Amaro Gil Marques disse...

gostei muito do seu estilo. visite o meu blog: http://contosdorui.blogspot.com e deixe a sua opinião.

Um abraço
Rui Amaro

Marinês disse...

Fico feliz por ter gostado Rui e com certeza irei la conhecer o seu......

betucury disse...

Lembro-me de você me perguntando, quando havia escrito, ou estava para escrever esse texto. Pra você, o que é arte? Está tudo respondido aí, embora eu lembre que a minha resposta tenha começado com o meu pedido para a sua preparação para um lomgo discurso meu. =)) Justamente porque acho que o conteúdo da resposta depende do contexto e o contexto é a vida, e embora muito semelhante, a vida apresenta-se diferente para cada um, por tudo isso, num discurso de formatura dos alunos do nono ano, a aluna oradora disse: O betu nos surpreendeu logo na primeira aula nos ensinando...ARTE É NADA........e é por isso mesmo TUDO, e a cada aula, nos surpreendia com suas frases impactantes...
Belíssimo texto, o seu, na leveza do seu jeito...

Marinês disse...

Que lindo Betu...fico muito feliz de poder "desfrutar" um pouquinho de sua tão sabedoria...

bju