sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Crise & Consumo! Consumo & Crise!

Hoje tive vontade de trocar o portão da casa em que moro.
Ontem tive vontade de comprar um novo sofá e um novo armário de cozinha.
Há anos, sinto vontade de colocar piso no quintal todo.
Tive vontade de reformar tudo, mas, não deu!
Não deu pelo dinheiro, não deu pelo tempo, não deu ...não deu!
Com isso deu a sensação de impotência, veio a certeza da impossibilidade.
Veio o fracasso?
Talvez, talvez!
O que incomoda é saber que se eu trocar o portão e comprar o sofá e comprar o armário de cozinha e reformar o quintal e reformar tudo, ou comprar uma casa nova, uma casa minha, minha! Amanhã terei vontade de outras coisas, terei projetos de consumo, terei insatisfações se não obter, obter e obter mais e mais coisas!
Mundo capitalista. Mundo que torna as pessoas infelizes, pois, quanto mais se têm, mais, se precisa ter...e esse círculo vicioso...roda, roda e nessa volta à luta para conquistar coisas, acumular itens.
Meu guarda-roupa e cômoda acomodam inúmeras peças de roupas, muitas peças!
A sapateira mostra-me que falta espaço para tantos sapatos!
Bolsas inúmeras tenho!
Ainda assim, às vezes, pego-me dizendo:
-Que não tenho roupas!
-Que estou precisando de sapatos!
-Necessito, urgentemente, de novas bolsas!
Qualquer um, qualquer um...poderia achar que eis aqui uma menina mimada, uma menina fútil e acima de tudo uma consumista compulsiva e irresponsável.
Mas, infelizmente, não é só isso. Concordo com esses que pensarem isso, que existe sim um pouco disso tudo, "mas, o buraco é mais embaixo". A crise chegou!!! Chegou para nós!!!
Em tempos de crise, pensei que o mais correto era não gastar...nenhum...nenhum centavo se quer! Mas, o presidente apela: -é preciso consumir, é preciso comprar, é preciso fazer a roda da economia girar e ai sinto-me culpada.
Preciso comprar alguma coisa, preciso contribuir para que as coisas corram bem. Preciso assegurar o emprego de muita gente . Mas, e eu....e eu?
Endivido-me mais?
Consumo mais?
Arrependo-me mais?
Quero mais?
Sonho mais?
Frustro-me mais?
Enquanto a crise caminha....
Aqui caminha uma simples alma que tenta "sobreviver" a essa turbulência.
Consumindo...querendo...querendo e consumindo...e seguindo aos apelos do presidente e seguindo os miseráveis apelos televisivos de: Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luíza , GM e etc...etc...etc...
Seguindo a esses apelos todos! Restam-me os acumuláveis carnês...
Levando em conta, que tudo é comércio, que o mundinho é "CAPITALISTA SIM SENHOR", acho que acabo de ter uma grande idéia e acabo de abrir o meu comércio, o slogan será:
"Comprem, comprem meus carnês e contribuam com o sono de uma endividada". Comprem, comprem carnês e ganhem algumas parcelas já pagas. Comprem, comprem carnês e ganhem , ganhem!!!! Percam...Percam!!!
Talvez...de uma forma satirizada!!! Mas, esse tal do capitalismo, nos escraviza e muito...Para os brasileiros dizem que: "a crise chegou", mas, para nós "simples e pobres mortais" a crise sempre existiu!

2 comentários:

sueli aduan disse...

Marinês :
Puxa, li de uma sentada, que ótimo, o ritmo do texto pede isso, como sempre crítico sem perder a beleza a harmonia das palavras. Etá menina danada. Parabéns.

Sugestão- Envia para o Jornal- C do Sul, 6ª feira e dia do Caderno Ela.
bjs

Marinês disse...

Hummmmmm........adoro quando vc gosta dos meus textos......
Vou enviar sim.

Obrigada

bju