terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um outro olhar: Episódios!!!


E lá no palco palestrando, algo assim, ele falou:
- A gente dá menos importância ao que realmente importa. E nem se importa com o que realmente é importante. A gente leva a vida muito a sério!!!
Sentada ali. Bem ali aos olhos dele percebi que era isso mesmo e então me veio a vontade de um outro olhar. Discutir coisas corriqueiras por um prisma valioso. Discutir o cotidiano, a rotina como algo extremamente fantastico. Discutir a vida...em tese...com um olhar analítico e ao mesmo tempo poético.

1º Episódio: "A Vida como ela não é"

Domingo à tarde. Folga! Dois ali a andar pela casa. A se esbarrar , tropeçar, brincar, beijar. Amar!
Ama-se o domingo quando é dia de semana e ele não vem. Detesta-se o domingo quando lá está em casa, com café para aprontar, almoço por fazer, marido para beijar, casa para limpar e na hora do suposto descanso... ler. Ler? Ler de domingo? É a tal pergunta do marido! Como se para ler também tivesse dia certo. -Vem cá meu bem. Vem ficar comigo. Hoje não é dia para se ler. É dia para se ficar à toa.
Ora essas... Na hora do café da manhã na cama, do belo almoço na mesa. Da correria de colocar roupa na máquina e tirar e colocar no varal. De passar o que já secou, de alimentar o cão e regar as plantas. Ora essas!!!! não me disse que era dia de ficar à toa.
Mas, essas coisas são imprescindiveis. Agora que terminastes vem ficar comigo. Vamos relaxar...tomar uma cerveja...assistir tv.
Ops:. Lá vem Faustão. O cara mais chato da televisão. O cara mais chato do mundo!!!
E ao olhar para o Faustão veio-me a possibilidade de me irritar com suas frases fúteis . Deu-me vontade de ler...quem manda em mim? eu quero ler!!! e vou...mas, ao olhar para o lado e ver o marido feliz em ter-me ao seu lado e ao olhar a cozinha arrumada...a cama posta...a casinha ajeitada. A máquina quietinha a espera de lavar mais e mais e mais roupas. Lembrei -me da palestra. Para que se irritar com o Faustão? Para que reclamar dessa vida? Podia-se não ter alimento para preparar o café e o almoço. Podia-se não ter casa para arrumar. Podia-se não ter cão , nem plantas, nem maquina . Podia-se não ter livros para ler e podia-se não ter marido. Mas...tenho!!! Tenho tudo isso e de soslaio enxergo a face feliz e orgulhosa desse belo homem ao meu lado. Enxergo também o cão na porta. A roupa no varal. Mais um pouquinho e é hora de correr para recolhê-las, mas, um pouco e é hora para se pensar no jantar. Mas, um pouco e já se é segunda-feira... e aí ... volta-se a trabalhar ... a ler... a correr com a vida... e a esperar incessantemente o próximo domingo!!!

2 comentários:

sueli aduan disse...

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena" F.Pessoa


Marinês, gostei do 'gancho", do contraponto com a palestra, muito legal.

Marinês disse...

valeu Sú...

bjus