segunda-feira, 6 de julho de 2009

Clara (Leitura)

O telefone celular toca e Clara não atende!
Toca de novo e ela pensa em desligá-lo
Porém, na terceira vez...resolve atendê-lo
Uma gritaria de meninas alegres e excitadas a dizer:
-Clara vem para cá agora!!!
- Estão aonde?
- No bar Clara, no bar..."Nossa tá muito bom"...Bebida boa, conversa animada, pessoas bonitas.......muito divertido.
- "Vem Clara, vem já".
Eu não estou afim de sair não. Estou lendo uma coisas interessantissimas.
Clara deixa disso, hoje é domingo...nada de estudar...vem se divertir.
Mas, quem disse que estou a estudar? Falei que leio coisas interessantissimas. Estou a me divertir, é o meu silêncio, minha solidão, meu momento, minha organização de idéias. É o meu domingo.
- Ai Clara...que saco..."que papo brabo"..."que porre"..."que chata"..."que nerd".
Tchau Clara...Tchau!!! Fique ai sózinha...e saiba...perde seu domingo, ao invés de curti-lo com suas amigas.
Tchau!!!
Minutos depois o celular toca novamente e Clara o desliga.
Continua ali deitada em sua rede a ler contos de diferenciados autores e rascunhar algumas ideias provindas dessas leituras.
A campainha toca...Clara abre a porta.
Lá estão as quatro amigas "alcoolizadas e alegres"
- Achou que ia escapar Clara? Viemos buscá-la! Apronte-se! Aaaa... coloque uma roupa sensual...tem uns gatinhos lá.
Clara silencia e continua a ler.
- "Porra Clara, é domingo meu", larga esse livro...larga!!!
Olha meninas...vocês ligaram e eu não fui...vocês vieram e eu não vou...vocês estão curtindo o domingo de vocês, por favor, permitam-me curtir o meu, respeitem-me.
Ai Clara...hoje é domingo, você não "tá entendendo", é dia de sair com as amigas...ler agora, não é importante, não acrescenta em nada. Melhor você vivenciar uma história real conosco.
Clara...irrita-se:
Eu não vou a lugar nenhum, fico no meu lar, com os meus livros e com a minha curtição. Vocês deveriam conhecer o que Carpinejar fala sobre leitura, ele diz mais ou menos assim:
"Quando o livro for tão importante quanto um domingo, com certeza os níveis de leitura no Brasil serão muito mais elevados". A leitura não nos empresta somente palavras, nos empresta silêncio. Quem não lê dificilmente aprende a ficar quieto, aceitando a solidão como parte do pensamento. Ler é conversar consigo para melhor conversar com os outros. É organizar a experiência. Todo o turbilhão de fatos, lembranças, sequência de nossa vida pode ficar solto sem uma literatura que o organize. Não teríamos hierarquia, ordem, força nas idéias. Seria um caos sensitivo.
As amigas olham e gargalham: "A gente que bebe e Clara que viaja".
É isso meninas para vocês o domingo é importante enquanto que o livro tem a mesma importância para mim. E tchau...definitivamente...EU NÃO VOU!!!
Todas saem da casa de Clara e vão resmungando:
- Ai Clara...que saco..."que papo brabo"..."que porre"..."que chata"..."que nerd".
E...blá...blá...blá...

Nenhum comentário: